top of page
Alastair Sim

Alastair Sim

9 de outubro de 1900

19 de agosto de 1976

Biografia

Alastair George Bell Sim, foi um ator escocês que começou sua carreira teatral aos trinta anos e rapidamente se estabeleceu como um artista popular do West End , permanecendo assim até sua morte em 1976.

Começando em 1935, ele também apareceu em mais de cinquenta filmes britânicos, incluindo uma adaptação icônica da novela de Charles Dickens, A Christmas Carol, lançada em 1951 como Scrooge na Grã-Bretanha e como A Christmas Carol nos Estados Unidos (filme disponível aqui no Inesquecine).

Embora seja um ator dramático talentoso, ele é frequentemente lembrado por suas performances comicamente sinistras.

Depois de uma série de falsos começos, incluindo um período como trabalhador temporário e outro como escriturário em um escritório do governo local, o amor e o talento de Sim pela leitura de poesia lhe renderam vários prêmios e o levaram a ser nomeado professor de elocução na Universidade de Edimburgo, em 1925.

Ele também dirigiu sua própria escola particular de elocução e teatro, da qual, com a ajuda do dramaturgo John Drinkwater, fez a transição para o palco profissional em 1930.

Apesar de seu início tardio, Sim logo se tornou conhecido nos palcos de Londres. Um período de mais de um ano como membro da companhia Old Vic trouxe-lhe uma vasta experiência em interpretar Shakespeare e outros clássicos, aos quais regressou ao longo da sua carreira.

No repertório moderno, formou uma estreita associação profissional com o autor James Bridie, que durou de 1939 até a morte do dramaturgo em 1951.

Alastair não apenas atuou nas obras de Bridie, mas também as dirigiu.

No final da década de 1940 e durante a maior parte da década de 1950, Alastair Sim foi uma das principais estrelas do cinema britânico.

Em destaque os filmes: Green for Danger (1946), Hue and Cry (1947), The Happiest Days of Your Life (1950), Scrooge (1951), The Belles of St. Trinian's (1954) e An Inspector Calls (1954).

Mais tarde, ele fez menos filmes e se concentrou no trabalho de palco, incluindo produções de sucesso no Festival de Chichester e aparições regulares em obras novas e antigas no West End.

Em 1948, Alastair Sim foi eleito Reitor da Universidade de Edimburgo. Ele ocupou o cargo até 1951. Quando se aposentou, foi nomeado Doutor Homoris Causa em Direito.

Foi nomeado CBE em 1953 e recusou o título de cavaleiro no início dos anos 1970.
Uma placa azul do English Heritage foi inaugurada em julho de 2008 em sua antiga casa em 8 Frognal Gardens, Hampstead, por sua filha Merlith McKendrick em uma cerimônia com a presença de George Cole.

Há uma placa comemorativa do nascimento de Sim do lado de fora do Filmhouse Cinema em Lothian Road, Edimburgo.

Sim morreu em 1976, aos 75 anos, em Londres, de câncer de pulmão.
Sua viúva Naomi morreu em 3 de agosto de 1999. Ela publicou um livro de memórias: Skylark: Fifty Years with Alastair Sim, em 1987.

Premiações

Confira nossos filmes com a estrela:

Almas Rebeldes

Strange Cargo

1940

Noite de Natal

A Christmas Carol

1938

O Grande Motim

Mutiny On The Bounty

1935

Romance em Alto-mar

Romance on the High Seas

1948

O Último Chá do General Yen

The Bitter Tea of General Yen

1932

A Venus Loira

Blonde Venus

1932

bottom of page