Kathleen Harrison
23 de fevereiro de 1892
7 de dezembro de 1995
Biografia
Kathleen Harrison foi uma prolífica atriz inglesa, mais lembrada por seu papel como Sra. Huggett (ao lado de Jack Warner e Petula Clark) no trio de comédias britânicas do pós-guerra sobre as desventuras de uma família da classe trabalhadora.
Mais tarde, ela interpretou a faxineira Sra. Dilber ao lado de Alastair Sim no filme Scrooge, de 1951 (EUA: A Christmas Carol, disponível aqui no Inesquecine) e uma faxineira cockney (nativo da zona leste de Londres) que herdou uma fortuna na série de televisão Mrs. Thursday (1966–67).
Nascida em Blackburn, Lancashire, Kathleen Harrison foi criada em Londres. Seu pai foi servidor público municipal de Southwark, como engenheiro. Foi educada na Clapham High School antes de treinar na Royal Academy of Dramatic Art (1914–15).
Passou alguns anos morando na Argentina e na Ilha da Madeira antes de fazer sua estreia como atriz profissional no Reino Unido, na década de 1920.
Harrison fez sua estreia no teatro como Mrs. Judd em The Constant Flirt, no Pier Theatre, Eastbourne, em 1926.
No ano seguinte, ela apareceu no West End de Londres, pela primeira vez, como Winnie em The Cage, no Savoy Theatre .
Suas peças subsequentes no West End incluíram: A Damsel in Distress, Happy Families, The Merchant and Venus, Lovers' Meeting, Line Engaged, Night Must Fall - também atuando na versão cinematográfica de 1937 - Flare Path, Ducks and Drakes, The Winslow Boy e Watch It Sailor!.
Ela já havia feito sua estreia no cinema com um pequeno papel em Our Boys (1915), quando apareceu no filme Hobson's Choice (1931). Outros 50 filmes se seguiram, incluindo Gaslight (1940, disponível aqui no Inesquecine), In Which We Serve (1942) e Caesar and Cleopatra (1945), antes de ficar famosa em filmes posteriores.
Antes e durante a Segunda Guerra Mundial, ela desempenhou pequenos papéis em vários filmes britânicos, incluindo The Ghost Train (1941), Temptation Harbor (1947) e Oliver Twist (1948), e teve um papel pequeno, mas que roubou a cena como a Sra. Sra. Dilber em Scrooge (EUA: A Christmas Carol , 1951).
Kathleen Harrison também interpretou Kaney, em The Ghoul (1933), a matriarca em Mrs. Gibbons' Boys (1962) e, ainda, duas produções da BBC dos romances de Charles Dickens, Martin Chuzzlewit (1964) e Our Mutual Friend (1976).
Mais tarde, ela comentou que Dickens era seu autor favorito. À medida que suas aparições no cinema se tornavam menos frequentes, Harrison voltou-se para a televisão. Ela estrelou na televisão como Mrs. Thursday (1966–67), uma faxineira que herdou 10 milhões de libras esterlinas e o controle acionário de uma grande empresa.
Kathleen Harrison casou-se com John Henry Beck em 1916. O casal teve três filhos, dois homens e uma mulher.
Ela sempre fingiu ser seis anos mais nova, mas em 1992 confessou ter chegado aos 100 anos ao receber um telegrama de felicitações da Rainha Elizabeth II.
Kathleen Harrison morreu em 1995 aos 103 anos de idade. Ela foi sepultada com seu marido e com um dos filhos.
Premiações