Michael Hordern
3 de outubro de 1911
2 de maio de 1995
Biografia
Sir Michael Murray Hordern foi um ator inglês cuja carreira durou quase 60 anos.
É mais conhecido por seus papéis shakespearianos, especialmente o de Rei Lear, que interpretou com grande aclamação no teatro (em Stratford, em 1969 e em Londres, em 1970).
Seu trabalho posterior foi predominantemente na televisão e no rádio.
Nascido em Berkhamsted, Hertfordshire, Inglaterra, em uma família sem vínculos teatrais, Hordern estudou na Windlesham House School, em Pulborough, West Sussex, onde se interessou pelas artes cênicas. Em seguida, foi para Brighton College, onde seu interesse pelo teatro se desenvolveu.
Depois de deixar a faculdade, se juntou a uma companhia de teatro amador e chamou a atenção de vários diretores influentes que o escalaram para papéis menores em Otelo e Macbeth.
Durante a Segunda Guerra Mundial serviu na Marinha Real Britânica onde alcançou o posto de tenente-comandante. Após o conflito, retomou sua carreira de ator e fez sua estreia na televisão, tornando-se um nome familiar.
Em 1957, Hordern foi escolhido para a peça The Dock Brief, na qual interpretou um advogado. Após alguns comentários positivos da imprensa, a peça foi transferida para o rádio em maio do mesmo ano. Foi exibida na televisão em setembro e rendeu a Hordern um prêmio de Melhor Ator no British Academy Television Awards, de 1958.
Premiações
Vencedor do British Academy Television Awards (1958):
- Melhor Ator (em The Dock Brief)